segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Folclore da Região Centro - Oeste: Arranca-Língua


Monstro gigantesco, macacão de mais de dez metros de altura, que atacava os rebanhos bovinos de Goiás, abatendo as vacas e arrancando-lhes apenas a língua, deixando o corpo intacto. A imprensa goiana, mineira e carioca registrou o mito, divulgando os depoimentos espavoridos dos fazendeiros.

3 comentários:

  1. ARRANCA-LÍNGUA é um outro bicho que povoa o imaginário das pessoas que moram na região do bolsão. É uma variante do Arranca-língua, lenda do Araguaia, trazida pelos goianos. Trata-se de um bicho que vive a arrancar a língua dos animais, que são encontrados mortos no pasto,sem vestígios de ataques de outros animais. Em Mato Grosso do sul, o mito apresenta-se de forma de um menino-bicho. Quando vivia, o menino era mentiroso e sua mãe, antes de morre, rogou-lhe uma praga. Tempos depois, o menino foi encontrado morto e sem língua. Numa ocasião, um fazendeiro encontrou um gado morto no pasto e viu correr, no meio da mata, o menino com uma língua ensangüentada nas mãos verificando que o gado não mais possuía língua.
    MAIS INFORMAÇOES
    http://www.educamor.net/cg/folclore_em_ms.htm

    ResponderExcluir
  2. no inicio falaram que aqui falava sobre medicina popular do folclore da região Centro Oeste mas eu entrei e ñ achei nada, ai que raiva, mas tirando isso o blog é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer pois em minha escola acontecerá uma feira cultural,e meu grupo ficou com goiás e estava com dificuldades no folclore do estado seu blog me ajudou muito!

    ResponderExcluir